quinta-feira, 11 de março de 2010

CARISMA - GRAÇA

A Graça Santificante

A essência do sobrenatural é o dom de Deus, porque Deus dá ao homem não uma coisa, mas a Si mesmo, pela participação imediata e direta e pela união da natureza. Participação que será um dia realizada plenamente na glória, mas que hoje tem o seu germe necessário na graça. Com isso entramos na família de Deus e temos o direito ao seu próprio gáudio.

Sublimidade do sobrenatural! Tinha razão Jesus ao chamá-lo “tesouro escondido”, “pérola de preço inestimável”. Tinha razão em dizer à Samaritana: “Ó, se tu conhecesses o dom de Deus!”

Com a elevação ao estado sobrenatural, o homem poderá alcançar algum dia a visão intuitiva de Deus, isto é, verá Deus em Si mesmo, face a face, e poderá gozar o que Ele mesmo goza. Este é o seu fim sobrenatural. No Paraíso será realizada de um modo completo a divinização do homem, embora ele permaneça sempre criatura e seja glorificado segundo os seus méritos.

Para conseguir o seu fim, terá os meios proporcionais: a revelação sobrenatural o põe em contato com as verdades, que de outro modo permaneceriam escondidas no segredo de Deus; a graça, tornando-o partícipe da natureza divina, “sobrenaturaliza” a sua atividade e o faz deste modo capaz de atos meritórios para a vida eterna. A lei divina positiva confirma e aperfeiçoa a lei natural. Inúmeras graças atuais ajudam as suas potências no movimento sobrenatural. [...]

0 comentários:

Postar um comentário