terça-feira, 16 de março de 2010
EVANGELHO DO DIA: Jo 5,17-30
EVANGELHO DO DIA: Jo 5,1-16
Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi até Jerusalém. Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama "Betezata". Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. [Esperavam o movimento da água, porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença.] Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou:
segunda-feira, 15 de março de 2010
EVANGELHO DO DIA: Jo 4,43-54
domingo, 14 de março de 2010
CARISMA - AMIZADE
TEXTO (2)
Fonte: Counsel Magazine March/April 1998
EVANGELHO DO DIA: Lc 15,1-3.11-32
sexta-feira, 12 de março de 2010
EVANGELHO DO DIA: Lc 18, 9-14
EVANGELHO DO DIA: Mc 12,28b-34
quinta-feira, 11 de março de 2010
CARISMA - GRAÇA
A essência do sobrenatural é o dom de Deus, porque Deus dá ao homem não uma coisa, mas a Si mesmo, pela participação imediata e direta e pela união da natureza. Participação que será um dia realizada plenamente na glória, mas que hoje tem o seu germe necessário na graça. Com isso entramos na família de Deus e temos o direito ao seu próprio gáudio.
Sublimidade do sobrenatural! Tinha razão Jesus ao chamá-lo “tesouro escondido”, “pérola de preço inestimável”. Tinha razão em dizer à Samaritana: “Ó, se tu conhecesses o dom de Deus!”
Com a elevação ao estado sobrenatural, o homem poderá alcançar algum dia a visão intuitiva de Deus, isto é, verá Deus em Si mesmo, face a face, e poderá gozar o que Ele mesmo goza. Este é o seu fim sobrenatural. No Paraíso será realizada de um modo completo a divinização do homem, embora ele permaneça sempre criatura e seja glorificado segundo os seus méritos.
Para conseguir o seu fim, terá os meios proporcionais: a revelação sobrenatural o põe em contato com as verdades, que de outro modo permaneceriam escondidas no segredo de Deus; a graça, tornando-o partícipe da natureza divina, “sobrenaturaliza” a sua atividade e o faz deste modo capaz de atos meritórios para a vida eterna. A lei divina positiva confirma e aperfeiçoa a lei natural. Inúmeras graças atuais ajudam as suas potências no movimento sobrenatural. [...]
CARISMA - GRAÇA
Os efeitos do Batismo
CARISMA - AMIZADE
Fonte: Cousel Magazine - Vol.28- nº 1 Há/Fev.1998 - pg. 6
EVANGELHO DO DIA: Lc 11,14-23
quarta-feira, 10 de março de 2010
EVANGELHO DO DIA: Mt 5,17-19
Sentido completo da Lei: o amor
- Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei - nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu.
terça-feira, 9 de março de 2010
EVANGELHO DO DIA: Mt 18,21-35
segunda-feira, 8 de março de 2010
UTILIZAÇÃO DO BLOG
MEUS CAROS AMIGOS,
NESTE PROCESSO DE MUDANÇAS, CUJO MOVIMENTO ESTÁ PASSANDO, REQUER UM GRAU DE INOVAÇÕES ONDE SE BUSQUE APROVEITAR O QUE CADA UM NO MOVIMENTO TEM A OFERECER AO TODO (AO GRUPO E AO MOVIMENTO).
DESTA FORMA PROPONHO O USO DA FERRAMENTA BLOG, COMO MEIO DE DIVULGAÇÃO E ATÉ MESMO NA FORMA DE BANCO DE DADOS, ONDE MUITAS INFORMAÇÕES PODERÃO SER POSTADAS, ANALISADAS, COMENTADAS, E DIFUNDIDAS.
DESTE MODO PEÇO QUE VOCÊS ATRAVÉS DO BLOG (COMENTÁRIOS) EXPRESSEM SE HÁ SERVENTIA, PRATICIDADE, ACESSIBILIDADE, COM A UTILIZAÇÃO DO MESMO POR NÓS PARA A COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DOS PENSAMENTOS, IDEOLOGIAS, ASSUNTOS DIVERSOS E DE CUNHO CRISTÃO QUE O MOVIMENTO PROPÕE E VIVENCIA.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO
THIAGO
SDS
EVANGELHO DO DIA - Lc 4,24-30
domingo, 7 de março de 2010
Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897)
Quando nasceu, era muito franzina e doente. Desde o nascimento exigia muitos cuidados. Desde cedo, revelava-se marcada pelo senso de amor, pelo semblante de serenidade e pelo contentamento de sua alma com a grandeza de Deus. Aos 2 anos já pensava na idéia de ser religiosa, para a alegria de sua mãe, mas para o desconsolo de seu tio Isidore Guérin (seu futuro tutor sub-rogado).
Em agosto de 1876, a Sra. Zelie toma conhecimento de que padece de um câncer. Quando ela falece, o Sr. Martin muda-se com as quatro filhas para Lisieux em 1877.
A prematura morte de sua mãe, quando ela tinha 4 anos fez com que ela se apegasse a sua irmã Pauline, que elegeu para sua "segunda mamãe". A repentina entrada dessa irmã no Carmelo, fez a jovem Thérèse, adoecer. Curada pela ‘Virgem do Sorriso', imagem da Imaculada Conceição que seus pais tinham afeição, tomou uma forte resolução de entrar para o Carmelo.
Entrou para ser aluna na Abadia das Beneditinas de Lisieux, e lá permaneceu por cinco anos, porém após sofrer muitas humilhações, de lá saiu e passou a receber aulas particulares.
Quase ao completar 14 anos, no Natal de 1886, Teresa passa por uma experiência que chamou de "Noite da minha conversão". Ao voltar da missa e procurar seus presentes, percebe que seu pai se aborrece por ela apresentar comportamento infantil. A menina decide então a renunciar a infância e toma o acontecido como um sinal inspirador de força e coragem para o porvir.
Carmelo..
Seis meses depois, Próximo de completar 15 anos, Teresa decide que quer entrar para o Carmelo de Lisieux -Por isso, é carinhosamente chamada de Terezinha de Lisieux - (Ordem das Carmelitas Descalças). Como a pouca idade a impede, é levada por familiares, em novembro de 1887, para uma audiência com o Papa, em Roma, para pedir a exceção. Em abril do ano seguinte é aceita. Concedida a autorização ingressou em 9 de abril de 1888 e tomou o nome de Thérèse de l´Enfant Jesus.
Fez sua profissão religiosa, em 8 de setembro de 1890, e tomou o nome de Thérèse de l´enfant Jesus et de Sainte Face, mas ficou conhecida pelos franceses após sua morte como Thérèse de Lisieux.
Após seis anos na ordem, em 1894, almejando o caminho da santidade, Teresa percebe que não conseguiria pelas tradicionais mortificação, disciplina e sacrifício observadas pelos santos a quem se dedica a estudar. Inspirada nas palavras de um padre, Teresa adota a "Pequena Via", um caminho pequeno e reto para a santidade, que consiste simplesmente em se entregar ao amor de Jesus Cristo, para que Ele conduza pelo caminho.
Faleceu em 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. Disse, na manhã de sua morte: “eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor”. No dia 4 de outubro de 1897, foi sepultada no cemitério de Lisieux.
Sua obediência era a prova de que se fazia a menor entre as menores. Sua irmã, Paulina, também carmelita, publicou em 1898 os escritos autobiográficos de Santa Teresinha, intitulados "História de uma alma".No dia 17 de maio de 1925, Teresinha foi canonizada pelo Papa Pio XI. O mesmo Papa a declara Patrona Universal das Missões Católicas em 14 de Dezembro 1927. Por ocasião da celebração do Centenário de sua morte, em 19 de Outubro de 1997, o Papa João Paulo II a declarou “Doutora da Igreja”.
ORAÇÃO DE SANTA TEREZINHA
Através das Vossas súplicas e do Vosso exemplo de santidade,
Intercedeis para que fiquemos sempre mais perto do Senhor Jesus,
E fazeis com que as vossas preces, sempre tão agradáveis ao Menino Jesus,
Descortine nossa visão, para que possamos contemplar a face do Justo Senhor
E para que, assim, sejamos abençoados em nossa caminhada de fé.
Assiste-nos, meiga e afetuosa eleita, para que o Senhor Jesus,
Estendendo sobre nós a resignação dos justos,
Faça prosperar em nossas almas a virtude do amor.
Rogamos, ainda, que pela força do nosso clamor,
Sejamos amparados pelo teu obsequioso auxílio
Que o Senhor Jesus, com a vossa insigne intervenção,
Mantenha-se a controlar nossas alegrias e aflições,
Dando-nos o firme impulso para a nossa vocação missionária.
Amém.